19.02.2026 - 18:40h
Última soltura de wolbitos acontece na madrugada desta sexta-feira em BC
Tecnologia do Método Wolbachia já foi implementada em diversas cidades do Brasil e do mundo
Acontece na madrugada desta sexta-feira (20) as últimas solturas dos Aedes aegypti com Wolbachia, os chamados de Wolbitos. As liberações iniciaram em agosto de 2025 e se estenderam ao longo de seis meses, sendo realizadas duas vezes por semana durante 26 semanas. Com a última ação, o município terá realizado 52 solturas dos mosquitos.
A última soltura acontece a partir das 4h, nos bairros Municípios e Centros. O método, que já é utilizado em outras cidades do Brasil e até fora do país, utiliza mosquitos que carregam uma bactéria naturalmente presente em mais da metade dos insetos da natureza, como abelhas e borboletas. Ao se reproduzirem com os mosquitos locais, os wolbitos transmitem a bactéria para os filhotes e, com o tempo, a maioria passa a ter Wolbachia, o que reduz significativamente a transmissão dos vírus.
O balanço com o impacto oficial dos wolbitos ocorre de dois a três anos após as solturas. Após a última soltura dos wolbitos em Balneário Camboriú, será continuado o monitoramento da presença do mosquito com a bactéria nas localidades onde houveram a soltura.
“Esse controle é realizado por meio de uma armadilha que a gente chama de ovitrampa, um equipamento de pesquisa em que é coletado a cada 15 dias ovos dessa armadilha e é mandado para análise do nosso laboratório. Após a análise, também é enviado uma fração dessas análises para Fiocruz para que eles analisem se essas amostras têm ou não a bactéria Wolbachia. Após todo esse resultado, nós iremos avaliar se há ou não a necessidade de novas solturas, sempre priorizando critérios técnicos e a segurança da nossa população”, explicou o diretor da Vigilância Ambiental, David Cruz.
A adoção da tecnologia em Balneário Camboriú veio para somar as ações realizadas pela Secretaria de Saúde para mitigar a dengue no município. Em 2025, foi registrada uma redução de 89% nos casos positivos da doença na cidade, sem nenhum óbito confirmado. No enfrentamento do mosquito transmissor da dengue, foram realizadas diversos mutirões nos bairros das Nações, Barra, São Judas, Municípios e Vila Real, bem como aplicação em pontos de risco e estratégicos da cidade.
O método
A tecnologia do Método Wolbachia é respaldada por estudos científicos e já foi implementada com sucesso em diversas cidades do Brasil e do mundo, sempre com reduções expressivas nos casos de arboviroses. O método, uma ação complementar a outras de enfrentamento à dengue, é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e passou a fazer parte das políticas públicas de saúde do Brasil. Conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o Ministério da Saúde, a estratégia é operacionalizada pela Wolbito do Brasil, empresa responsável pela maior biofábrica do mundo de Wolbitos.
Em anexo, sonora do diretor da Vigilância Ambiental, David Cruz.
___________________
Informações adicionais:
Gabinete da Prefeita
(47) 3267-7019
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Dias
Foto: Divulgação PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS