11.02.2026 - 18:32h
Agentes de combate às endemias realizam orientações sobre prevenção da dengue no PIT
Uma equipe de agentes de endemias da Diretoria de Vigilância Ambiental de Balneário Camboriú realizou, ao longo deste terça-feira (11), uma ação de orientação em ônibus de turismo no Portal de Informações Turísticas (PIT). O foco foi em relação aos cuidados de prevenção contra a dengue, sendo entregues cartilhas com informações de cuidado contra o mosquito Aedes Aegypti.
Durante a ação, nove ônibus de turismo receberam as orientações, que teve como foco reforçar o uso de repelente logo após passar o protetor solar, principalmente ao transitarem em regiões de mata, trilhas e em praias mais retiradas.
As agentes também indicaram a atenção com sintomas que possam estar relacionados à dengue e indicaram farmácias próximas, assim como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital Regional e o serviço de telemedicina, disponível em três idiomas.
O diretor da Vigilância Ambiental, David Cruz, destaca que essa é mais uma das ações realizadas pela Secretaria de Saúde no combate e prevenção contra a dengue. "Essa ação no PIT é uma parceria entre as secretarias de Saúde e Turismo, com o objetivo de levar informação também aos turistas que visitam a nossa cidade. Os agentes de combate às endemias estão orientando sobre a prevenção da dengue, zika e chikungunya, explicando os principais sintomas, como identificar os sinais iniciais e como proceder ao apresentar qualquer suspeita. Com essa orientação precoce, conseguimos agilizar a notificação e, quando necessário, realizar o bloqueio de transmissão para evitar novos casos".
“Esse trabalho de conscientização vem ao encontro do esforço do município em manter os índices relacionados à dengue em níveis baixos. E, para isso, precisamos da colaboração também daqueles que nos visitam para que tenham uma conduta adequada relacionada à produção de lixo doméstico, relacionada aos espaços de convivência pública, mas também um cuidado geral com o meio ambiente. Por isso, a parceria do Turismo com a Saúde é estratégica e necessária”, disse o diretor-geral de turismo, Laurindo Ramos.
Trabalho reforçado no verão
Balneário Camboriú intensificou as ações de prevenção contra o mosquito da dengue e chikungunya durante o verão, através do trabalho de conscientização e vistorias realizado pelas equipes das diretorias da Vigilância Ambiental e Epidemiológica.
Entre as ações realizadas, foram ampliados os serviços como aplicação de fumacê em pontos estratégicos e intensificação de visita em imóveis de veraneio fechados e monitoramento de áreas prioritárias - com maior risco de proliferação do mosquito e incidência para as doenças das arboviroses.
Além disso, também é feito um Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAA), atividade essencial para um mapeamento mais preciso das áreas de risco, identificando as áreas mais críticas e o tipo de depósito com mais incidência (caixa d'água, inservíveis, entre outros).
Em anexo, sonoras do diretor da Vigilância Ambiental, David Cruz, e do diretor-geral de turismo, Laurindo Ramos.
___________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Dias
Fotos: Marcos Brito
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS