03.02.2026 - 17:35h
Agentes de alimentação dos Núcleos de Educação Infantil passam pela primeira formação de 2026
Foco foi no preparo de refeições para bebês de até um ano de idade
Nesta terça-feira (3), cerca de 70 agentes de alimentação passaram por formação liderada pela equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação de Balneário Camboriú. A atividade, destinada aos que trabalham com bebês de até um ano de idade nos Núcleos de Educação Infantil (NEIs), integra a semana pedagógica de preparação para o início do ano letivo, no dia 9.
A capacitação intitulada “Nutrição na Primeira Infância: o papel dos Agentes de Alimentação na Introdução Alimentar” foi aplicada aos agentes das unidades com turma de berçário 1, como é o caso dos NEIs Anjo da Guarda, Brilho do Sol, Iate Clube, Novo Tempo, Odácia Tereza Damázio, Pequeno Mundo, Rio das Ostras, Santa Inês, Pioneiros, Sementes do Amanhã, Sonho de Criança, Vovô Alécio.
“As formações vêm para contribuir. É muito importante que essa introdução alimentar seja feita com os pequenos já, porque, como a gente sabe, para o ser humano tudo é aprendido, então comer também é. Por isso, é bem importante esse processo que as nutricionistas têm empreendido com os agentes de alimentação, que fazem parte do pedagógico das unidades. Não podemos pensar que só os professores ou só a equipe gestora fazem parte: alimentar-se dentro das unidades de educação infantil também é pedagógico, então por isso é muito importante”, diz a diretora do Departamento de Educação Infantil, Francieli Taborda.
Entre os temas tratados durante a formação, estiveram: Preparos de lactário: leite materno e fórmula infantil; Legislações aplicadas a boas práticas em lactários; Introdução alimentar: mitos e conceitos; e Introdução da alimentação complementar: quantidade, qualidade, consistência. Além disso, houve duas atividades práticas: Consistência dos alimentos na introdução da alimentação complementar e preparo do leite materno e fórmula infantil.
“Hoje recebemos bebês de 3, 4 meses que precisam do leite materno e da fórmula. Em formações como essa, é abordado como elas vão fazer todo esse manejo, como vão receber o leite materno, como vão preparar as fórmulas infantis. Além disso, há a capacitação em relação à alimentação, que começa a partir dos seis meses. Qual é a consistência, qual é a quantidade de alimentos que elas têm que oferecer para essas crianças, por exemplo”, explica a nutricionista que ministrou a formação, Sheila Demétrio Reis.
Catia Jarper trabalha há seis anos no NEI Vovô Alécio, no Bairro Ariribá, e conta participar com frequência das formações oferecidas ao longo do ano aos agentes de alimentação. “Esse curso que elas dão para nós é um respaldo para que a gente realmente faça o que é correto com as nossas crianças, porque assim a gente sabe introduzir a alimentação correta”, ressalta.
Esta é a primeira de uma série de formações previstas em diferentes áreas de atuação ao longo da semana. Na quinta-feira (5) e sexta-feira (6), os professores do ensino fundamental passarão por formações nos CEMs Presidente Médici, Ivo Silveira e Vereador Santa, divididos em grupos. Nos mesmos dias, os auxiliares de Apoio Pedagógico de Educação Especial terão reunião no CEM Ghislandi.
Na educação infantil, agentes de alimentação passarão por mais uma formação com o Setor de Nutrição na quinta. Na sexta, os professores dos anos iniciais do ensino fundamental terão uma formação pela Fundação Getúlio Vargas chamada “Alfabetiza SC” no CEM Vereador Santa.
Em anexo, sonora da diretora do Departamento de Educação Infantil, Francieli Taborda, e da nutricionista Sheila Demétrio.
_____________________
Informações adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3267-7038
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Beatriz Nunes
Fotos: Beatriz Nunes
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS