08.01.2026 - 07:40h
Procon fiscaliza precificação de produtos e serviços na orla de Balneário Camboriú
Ação educativa verificou transparência nos preços cobrados em pontos fixos
A equipe do Procon de Balneário Camboriú realizou nesta quarta-feira (7) fiscalização em pontos da orla para verificar a precificação de produtos e serviços oferecidos aos consumidores. A ação teve como objetivo averiguar se os valores de venda de produtos e aluguel de itens de praia estavam devidamente expostos, para evitar problemas na hora da cobrança.
A fiscalização concentrou-se nas proximidades da Praça Almirante Tamandaré. Segundo o diretor do Procon municipal, Bruno Costa, um dos pontos visitados foi justamente onde ocorreu recentemente um incidente envolvendo um turista argentino. "Ali a gente foi verificar qual era a situação da precificação, para verificar se teria ocorrido algum problema em relação a isso", explicou.
No local, os fiscais constataram que milho e churros estavam precificados, mas aluguel de cadeira e guarda-sol não apresentavam os valores, situação que se repetiu em outro ponto visitado pela equipe.
Além dos pontos de milho e churros, a fiscalização também abordou um quiosque, onde foi constatado que alguns itens menores não tinham precificação, como batata-frita, chips e amendoim.
Além da verificação dos preços, a equipe do Procon aproveitou para orientar os responsáveis pelos pontos comerciais e esclarecer dúvidas. "Hoje o foco foi mesmo as precificações e passar outras orientações relacionadas. Inclusive, foram respondidas dúvidas que os próprios donos dos pontos aproveitaram para tirar", esclareceu Bruno Costa.
Orientação e autuação
"Todos os estabelecimentos foram devidamente orientados, receberam uma ficha de orientação e foi lavrada uma ficha de visita. Com essa ficha de visita, se qualquer orientação não for seguida, eles serão autuados, já que foram esclarecidos sobre os procedimentos adequados. No final do ano passado, por exemplo, já foi realizada uma autuação após constatação de que um estabelecimento não havia corrigido as irregularidades apontadas", afirmou o diretor.
Bruno Costa reforçou ainda a importância dessa fiscalização para proteger tanto consumidores quanto comerciantes. "É necessário dar a precificação de modo transparente para o consumidor, assim dificilmente vai ter algum desentendimento. Então isso protege o consumidor de ser explorado e protege o próprio estabelecimento para poder cobrar o valor que está tabelado. Problemas como o ocorrido recentemente podem ser evitados se houver transparência", concluiu.
______________________
Informações adicionais:
Procon Balneário Camboriú
(47) 9-9982-2331
Secretaria de Comunicação
Jornalista: Gustavo Petry
Imagens: Divulgação PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.twitter.com/prefeituradebc
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS