02.07.2025 - 13:16h
Balneário Camboriú terá campanha de prevenção e conscientização sobre assédio no ambiente de trabalho
O tema da campanha é: Respeito não se negocia!
A Prefeitura de Balneário Camboriú, através do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres, da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, realizará uma campanha de prevenção e conscientização sobre assédio moral, assédio sexual e importunação sexual no ambiente de trabalho. A iniciativa envolve palestras, exposições e rodas de conversa.
O primeiro encontro será no dia 10 de julho, às 18h, na Casa da Família, direcionado aos servidores da própria Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, funcionando como um projeto-piloto. A proposta é expandir a campanha para todas as secretarias municipais, reforçando o compromisso da administração pública com os direitos humanos, a integridade nas relações de trabalho e a promoção de políticas públicas que garantam dignidade, proteção e justiça para todos.
“É com muito orgulho que damos início a esta campanha inédita em Balneário Camboriú, com um tema tão necessário e urgente: Respeito não se negocia! Nossa missão é cuidar das pessoas, proteger direitos e construir relações baseadas na dignidade, na ética e na justiça. Com esta campanha, damos um passo importante para transformar o ambiente de trabalho em um espaço mais seguro e respeitoso”, enfatiza o secretário de Assistência Social, Mulher e Família, Omar Tomalih.
Para a diretora do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres, Anna Nienkötter, é essencial que o tema seja abordado de forma ampla, alcançando tanto mulheres quanto homens, promovendo uma cultura de respeito mútuo, equidade e responsabilidade coletiva. “Falar sobre assédio é uma forma de prevenir, educar e transformar. Precisamos construir espaços de trabalho seguros para todos, onde o diálogo e o acolhimento sejam prioridade, e nenhuma forma de violência seja tolerada”, destaca.
O primeiro encontro contará com a participação do advogado criminal Felipe Dani. Para o profissional, a campanha representa uma oportunidade de romper o silêncio institucional que ainda cerca muitas práticas abusivas no ambiente de trabalho. “É fundamental reconhecer que o assédio, em qualquer forma, não é parte da cultura organizacional e não pode ser naturalizado. O respeito à dignidade da pessoa humana é princípio basilar do Estado Democrático de Direito, e fazer valer esse direito é o primeiro passo para ambientes mais saudáveis, justos e produtivos. A conscientização é uma ferramenta de transformação”, destaca o advogado.
______________________
Informações adicionais:
Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família
(47) 3344-2559
Secretaria Municipal de Comunicação
Jornalista: Gustavo Petry
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS
