01.07.2025 - 18:19h
Desfile de delegações, apresentações e acendimento da pira olímpica marcam início do JEBC
Abertura do JEBC 2025 reuniu autoridades, atletas e a comunidade escolar
A cerimônia de abertura dos Jogos Estudantis de Balneário Camboriú (JEBC) foi realizada na noite de segunda-feira (30), no Ginásio Sérgio Lorenzato, dando início à competição que reúne atletas e paratletas da categoria juvenil (15 a 17 anos de idade). Ao todo, 27 escolas da cidade estão participando, sendo disputadas 15 modalidades. O evento esportivo é promovido pela Fundação Municipal de Esportes (FME), em parceria com a Secretaria de Educação.
A abertura iniciou com o desfile das delegações participantes, seguida de apresentações da Ginástica Rítmica e Artística, e da patinação dos alunos do Centro Educacional de Atendimento no Contraturno (CEAC) - Projeto Oficinas. O momento de acendimento da “pira olímpica” contou com a participação dos atletas olímpicos da FME, Anny Caroline de Bassi e Douglas Hernandes Mendes da Silva, que abriram caminho para o aluno da Escola Estadual Higino Pio e atleta da FME, Ângelo de Abreu, acender o símbolo.
Estiveram presentes na cerimônia autoridades, atletas e toda a comunidade escolar, que vibraram com as apresentações e aplaudiram o início do JEBC 2025, que acontece de 30 de junho a 11 de julho.
Mais de 3.500 alunos participarão das competições, que englobam também o Jebequinho e o Parajebc. A primeira etapa (JEBC), envolve 1.500 alunos.
A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, que participou dos jogos quando era estudante, falou sobre a alegria de participar da abertura do JEBC com os alunos do município. “Eles já são gloriosos pela superação, por colocar a vontade em jogo e de participar desse momento que é tão importante. Falei muito, inclusive, sobre a importância do esporte na vida do cidadão, que não é somente pela questão física, mas principalmente pela questão mental, dos valores que o esporte nos ensina, da disciplina, da perseverança, do trabalho em equipe e, principalmente, para eles estarem se entregando nessas competições com tanta responsabilidade e respeito”, disse.
O diretor-presidente da FME, Diogo Catafesta, comenta que são esperados grandes jogos no JEBC 2025, com respeito entre os times. “Que a participação seja de uma forma legal e que eles façam bons jogos, mas respeitando cada uma das equipes e as suas torcidas. Eu fico muito feliz em estar aqui porque eu fui participante do JEBC, fui campeão de futsal pela competição. Então eu acho que é uma oportunidade muito grande desses atletas estarem mostrando o seu potencial e tão logo ingressarem na FME, para poder também melhorar e chegar a disputar grandes competições pela Fundação”.
A secretária de Educação, Maria Ester Menegasso, destaca que a escola é um espaço de estudo, com abertura e fomento do esporte. "Os Jogos Escolares representam muito mais do que apenas competições esportivas, são uma valiosa ferramenta que fortalece o processo de ensino e aprendizagem, promovendo a saúde, o bem-estar e o lazer de forma ativa. Essas vivências desenvolvem em nossos estudantes valores essenciais como o respeito, a solidariedade, a superação e o trabalho em equipe", disse.
Responsável pelo acendimento da pira, Ângelo de Abreu, de 16 anos, é bicampeão do JEBC e representa Balneário Camboriú no Atletismo. Ele ingressou na FME em 2024 e é o atual campeão do Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC) nos 400 metros rasos e terceiro colocado nos 800 metros rasos. Ele também conquistou o terceiro lugar no campeonato estadual sub-20 (três mil metros com obstáculos), e terceiro lugar no sub-18 (1.500 metros rasos).
“É um motivo de grande honra poder acender a pira, e um motivo de felicidade também, porque é fruto do meu esforço. Eu sempre me esforcei para isso, estou todo dia treinando, lutando para as competições, utilizando o meu máximo para ser o atleta destaque, ser o atleta representante. O JEBC, para mim, é muito importante, pois incentiva os alunos a ingressarem no esporte”, comentou.
Escolas participantes e modalidades disputadas
Anglo Balneário Camboriú, Colégio Construindo o Saber, Colégio Raízes, Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente Ayrton Senna da Silva, Centro de Educação de Jovens e Adultos Deputado Doutel de Andrade, Centro Educacional Municipal (CEM) Alfredo Domingos da Silva, CEM Professor Antonio Lúcio, CEM Ariribá, CEM Professor Armando Cesar Ghislandi, CEM Dona Lili, CEM Governador Ivo Silveira, CEM Jardim Iate Clube, CEM Nova Esperança, CEM Presidente Médici, CEM Taquaras, CEM Tomaz Francisco Garcia, CEM Vereador Santa, COC Balneário Camboriú, Colégio Energia Balneário Camboriú, Colégio Margirus, Escola de Educação Básica (EEB) Higino João Pio, EEB Maria da Gloria Pereira, EEB Presidente João Goulart, EEB Ruizélio Cabral, EEB Francisca Alves Gevaerd, Liceu Catarinense de Ensino e Unificado estarão representados na competição.
Atletismo, basquetebol, futsal, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, jiu-jítsu, judô, skate, surfe, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez são as modalidades confirmadas.
______________________
Informações Adicionais:
Fundação Municipal de Esportes
(47) 3267-7086
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Dias
Foto: Marcos Brito
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS






